08 março, 2008

A MULHER NA HISTÓRIA BÍBLICA


A história da Igreja está cheia de eventos da liderança feminina. Andando pelas páginas bíblicas percebe-se a mão feminina direcionando em muitos casos os destinos do povo de Deus seja através de comandos de guerra, no caso de Débora, cujo escritório funcionava debaixo de uma palmeira; seja por dar abrigo em sua casa a espiões; é o caso de Raabe que traiu o seu povo pelo povo de Deus; outras vezes elas foram usadas para realizar atos de Deus que não estavam previstos pelo homem; a história dos juízes nos dia que quando Abimeleque invadia uma torre com um grupo na cidade de Tebez, deixando dentro dela o povo da cidade, uma mulher do alto da torre agarrou uma grande pedra de moinho e a lançou sobre o crânio de Abimeleque e assim, este foi vingado por Deus dos seus crimes pela mão de uma mulher anônima até hoje.

Importantes líderes bíblicos tiveram o apoio de mulheres que os aconselharam em seus ministérios e também colaboravam acompanhando-os em suas viagens e até ajudando-os financeiramente; é o caso de Moisés que tinha a ajuda de sua Irmã, a profetisa Miriã; do Apóstolo Paulo que tinha em sua comitiva missionária algumas mulheres trabalhando, e do próprio Senhor Jesus que recebia ajuda para suas despesas de algumas mulheres da alta classe de Jerusalém.

Também é constante a influência de mulheres em alguns reinados da bíblia. Muitas vezes às escondidas, no silêncio de uma sociedade patriarcal e de regras sociais bem definidas nascia de dentro de alguma alcova um plano, uma idéia que mudaria todo panorama político da região. Lembremos da mulher de Pilatos que com um bilhete ao marido
queria influenciar no julgamento de Jesus, e quase poderia ter mudado o curso da história se esta não estivesse segura nas mãos do Deus Todo Poderoso cujo objetivo era que seu Filho padecesse para salvar da condenação do inferno àqueles que nele viessem a crer.

Neste Dia da Mulher é importante avaliar a dimensão do seu papel na condução dos fatos que influenciam a história do povo de Deus e seguramente também a história do mundo.