25 abril, 2008

OH! SE FENDESSES OS CÉUS E DESCESSES


“Somos feitos como aqueles sobre quem tu nunca dominaste, e como os que nunca se chamaram pelo teu nome. OH! se fendesses os céus, e descesses, ”
Isaias 63:19 - 64:1



O clamor do profeta Isaías nestes versículos nos dá uma rápida idéia de um espírito que anseia por uma vida de intimidade com Deus. É mais que um desejo, é um grito por uma intervenção divina no meio de uma geração calada.

A primeira parte é uma lamentação expressa por um coração que sente profundamente como o Senhor está distante do seu povo: “Somos feitos como aqueles sobre quem tu nunca dominaste, e como os que nunca se chamaram pelo teu nome”, e conclui a sua oração desejando aquilo que ele entende ser a última solução para o caos espiritual: que os céus se abram e o próprio Senhor seja visto descendo para estar conosco. “ OH! se fendesses os céus, e descesses, ”

Chegamos inevitavelmente a um tempo em que nada mais é crível e tudo é incrível. Estamos assistindo capítulo por capítulo, o desmoronamento das instituições, dos valores morais, das tradições e dos bons costumes. As necessidades básicas para a sobrevivência humana como saúde, educação, não são mais um direito do cidadão, mas passam a ser controladas pelo deus das riquezas. O espírito que impera no mundo de hoje é o espírito da dominação mercadológica, e isso torna o ser humano desafeiçoado, bruto e cruel como um animal embora atinja níveis excelentes de desenvolvimento científico.

Assim, quando tudo parece decepcionar é que o eloqüente Isaías deixa vazar da sua alma o desejo insubstituível e eterno do homem: voltar a plena comunhão com Deus. Ele sabia e nós também sabemos que só o Senhor é capaz de dar alegria ao homem; que fora dEle não há salvação; que Ele é a única esperança; seja esta a nossa oração: “ OH SENHOR, se fendesses os céus, e descesses...”

Abimael Prado