27 dezembro, 2008

Cansados mas lutando

O famoso exército dos 300 de Gedeão era, no início, de trinta mil homens mas após rigorosa seleção conforme critérios divinos sobraram apenas uns dez por cento; todos estes estavam preparados para a batalha.
O livro dos Juízes nos diz no capítulo 8.4 que quando Gedeão atravessou o rio Jordão com os 300, eles estavam cansados mas ainda perseguiam o inimigo. O cansaço era da guerra; eles já haviam derrotado os midianitas mas procuravam agora dois dos seus reis e um resto do exército deles que acabaram vencidos pelos homens de Deus
Os homens de Gedeão eram do tipo que não conheciam o medo; possuíam um enorme senso de alerta e eram obedientes e submissos ao seu comandante.(ler cap. 7) Pessoas assim ganham qualquer batalha em qualquer lugar porque estão sempre de prontidão; são os nascidos para vencer.
Todavia o texto diz que eles estavam cansados. Pessoas corajosas cansam porque vivem sempre lutando; gente que vive em estado de vigilância tem o seu momento de exaustão e os que seguem sempre submissos a um comando precisam parar para renovar forças.
Ali também está escrito que estes mesmos homens ainda perseguiam, ainda lutavam. Esta é a característica fundamental dos vencedores: eles lutam mesmo cansados; eles perseguem seus objetivos ignorando seus próprios limites porque sabem que a vitória é certa. Para eles fadiga não é adversidade mas sinal de que o desfecho está próximo. Eles não se deixam abater e não param até que a sua bandeira seja levantada.
Hoje quero lhe animar a continuar lutando com os olhos fixos no Autor e Consumador da nossa Fé embora o cansaço tenha chegado; quero lhe lembrar que às vezes, por muito pouco, alguns deixaram de ganhar porque desistiram já quase pisando a calçada da vitória; quero lhe convencer de que vale a pena insistir, mesmo quando as forças querem faltar.
Nosso alvo é servir ao Senhor haja o que houver; nossa luta é dEle, nossos inimigos são inimigos dEle. “Em todas estas coisas somos mais do que vencedores por meio daquele que nos amou.”

Deus te abençoe

Nenhum comentário: