28 dezembro, 2008

Correndo


No Salmo 90 Moisés afirma que a vida passa e nós voamos. Esta, sem dúvida, é a maior de todas as verdades acerca da existência humana e a que mais tem implicações no comportamento nosso de cada dia.
Por outro lado se isso já era afirmado 2.000 anos aC, a vida moderna tornou esta verdade mais latente em cada um de nós. Somos passageiros da pressa e o futuro é o lugar para onde viajamos todo dia embora tenhamos a forte sensação de que nunca o alcançaremos como um lugar físico. Não, ele é sempre distante de nós.
Esta é a viagem da angústia, marcada pela competição com o nada pois todos estamos na mesma velocidade cósmica.
No mesmo salmo o autor pede: 'Senhor, ensina-nos a contar os nossos dias para que alcancemos coração sábio". Isso me diz o seguinte:
1. que eu não devo andar nessa pressa universal porque ela é vazia, irracional e não leva a lugar nenhum; isto é, eu sempre serei um 'nada' enquanto estiver nessa corrida maluca;
2. que eu só saberei a matemática de contar os dias quando estiver fora dessa velocidade doida porque a sabedoria não voa, caminha.
3. que Deus não quer que eu seja mais um grão de areia na praia levado pelo sabor dos ventos, mas uma rocha, fazendo diferença na minha época, deixando a minha marca no universo.

Deus te abençoe

Nenhum comentário: